aprender-inglês-de-forma-práticaA melhor e mais prática maneira de aprender é começar a vivenciar o idioma. Mas como se eu moro no Brasil? Você precisa fazer muitas atividades diariamente que te coloquem em contato com a língua inglesa. Vamos ver alguns exemplos:

  1. Listening – Treinando seus ouvidos

Enquanto você está acordando, tomando banho, tomando seu café da manhã e indo para o trabalho porque não ouvir as notícias em inglês na CNN ou em algum app no seu celular? Ah, mas é difícil. No começo realmente será difícil, eu não posso mentir. No entanto, durante suas aulas e estudos você estará entendendo grande parte do que ouve sem nem perceber.

  1. Estou pensando em inglês!

Ponha todos os seus aparelhos em inglês. Seu computador, laptop, smartphone, aplicativos como Waze ou Google Maps, e o que mais você usar diariamente configure para inglês. Logo você se adapta e aprende a usá-los assim. No início é um pouco estranho, mas isso vai te ajudar muito. Depois de um tempo você começa a se perguntar se aprendeu ou ouviu algo em inglês ou em português. Essa dúvida é normal, acontece na sala de aula. Aí você descobre que já começou a pensar em outro idioma!

  1. Filme e séries são ótimos professores.

Treine inglês ao assistir filmes e séries. Anote palavras, expressões ou frases que você não conhece, mas acha úteis para o seu dia a dia. Use-as até que se tornem parte do seu vocabulário. Uma palavra nova aprendida, mas não utilizada pelo menos seis vezes será logo esquecida, é o que dizem estudos da Universidade de Londres.

  1. Meu dicionário pessoal.

Crie seu próprio word-bank (banco de palavras) e pesquise, pergunte ao seu professor sempre que possível palavras e expressões que podem ser úteis na sua área de trabalho ou no seu dia a dia. Separe um caderno ou escreva no celular ou no computador pelo menos duas novas palavras por semana. Seu vocabulário aumentará incrivelmente!

  1. Vão pensar que você é louco!

Treine a pronuncia em frente ao espelho, falando sozinho pela casa, no seu carro, grave vídeos em inglês e preste atenção à sua pronúncia, mostre ao seu professor e não se acanhe de estar se esforçando para atingir seu objetivo!

  1. Disciplina é essencial.

Estude um pouquinho todos os dias. Comece com dez minutos todos os dias e depois tente aumentar para quinze minutos de estudo. Quando chegar aos vinte minutos isso já será um hábito, e esse tempo todos os dias é muito melhor do que estudar duas horas um só dia por semana. Quando dizemos estudar, queremos dizer ouvir, ler, escrever, falar ou fazer os exercícios pedidos por sua escola. Também você pode revisar o que já estudou e está esquecendo, ou assistir um pedaço da sua série favorita.

  1. Séries de TV

Falando em séries de tv… uma das coisas que podem acelerar seu aprendizado é escolher uma série de tv que você goste muito e assistir ao MESMO episódio várias vezes seguidas. Cada vez que você assistir será uma experiência diferente para seus ouvidos. Na primeira vez, caso você não conheça ou não se lembre do episódio você pode assisti-lo em inglês e com legendas em português, nas próximas vezes você assistirá ao MESMO episódio em inglês e com as legendas também em inglês. Isso te ajuda a ver que a forma de escrever e de pronunciar não são como em português, isso é metade do caminho para o SUCESSO! As próximas três ou quatro vezes que você assistir ao episódio você começará a perceber novas palavras e expressões que não ouviu nas primeiras vezes. O listening é a parte que requer muita dedicação pois não adianta você conseguir falar, mas não entendem quando falam com você…

Essas dicas necessitam de esforço e disciplina, mas se você realmente que alcançar este primeiro objetivo então deve segui-los firmemente. Eu conheço várias pessoas, entre alunos, familiares e amigos que apenas pelo seu excelente nível de inglês associado ao conhecimento técnico estão hoje em dia morando com suas famílias em diferentes partes do mundo. Vivendo melhor, ganhando muito mais e realizando sonhos. Apenas por serem falantes de outro idioma e serem ótimos profissionais, como você com certeza é, eles garantiram a oportunidade de morar no primeiro mundo.

Dedique-se e alcance seu objetivo!

/ Dicas / Tags: , ,

Compartilhe com um amigo